Olá! Bem-vindas/es/os à segunda edição da Íris, a newsletter do NEPEM/UFMG.
Nesta edição, comemoramos 40 anos de NEPEM/UFMG! São quatro décadas de trabalho nas ações de ensino, pesquisa e extensão sobre gênero na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O NEPEM/UFMG foi criado em 1983, após o I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, como resultado do interesse dos estudantes e docentes na temática da mulher na sociedade brasileira, em questões relacionadas com a condição feminina e no papel desempenhado pelas mulheres na sociedade contemporânea.
Ao longo desses 40 anos, nosso trabalho foi construído por muitas pessoas incríveis que passaram pela equipe e por meio de parcerias muito importantes na luta pela igualdade de gênero. A pesquisa científica feminista é uma grande aliada dos movimentos de mulheres no Brasil, não apenas transformando os modos de compreensão da desigualdade social, mas também oferecendo ferramentas de intervenção para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Assista nossos vídeos de 40 anos e nossa retrospectiva de 2024:
Campanha 21 Dias de Ativismo
Encerramos a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, no dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha é um período importante de conscientização e unificação de diversas frentes no combate à violência contra as mulheres, mas a atuação do NEPEM/UFMG por esta causa segue de maneira permanente. Veja nosso vídeo de despedida da campanha:
Nova pesquisa
Avançamos em nossa nova pesquisa em andamento, na qual buscamos traçar um perfil da violência política vivenciada pelas mulheres parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo é compreender as experiências das deputadas estaduais com a violência política, como é sua relação com mecanismos de prevenção e denúncia, bem como a atuação partidária diante desse problema. Estamos na fase de entrevistas com as parlamentares e, no futuro, os resultados da pesquisa serão divulgados aqui na newsletter e nas nossas redes.
NEPEM Indica
Este documentário em curta-metragem celebra a contrabaixista Orin O'Brien, primeira mulher a integrar a Filarmônica de Nova York. É uma história inspiradora, que mostra as barreiras enfrentadas por esta pioneira para ter seu talento reconhecido e abrir caminhos para outras mulheres na música clássica.
A coluna “Pensar Mulheres”, parceria entre a Rádio UFMG Educativa e o NEPEM UFMG, discutiu o fenômeno das primeiras-damas na América Latina e sua relação com o papel das mulheres na política. Segundo a doutora em Sociologia e pesquisadora do NEPEM UFMG, Jéssica Melo Rivetti, este cargo é historicamente marcado por expectativas sociais sexistas e heteronormativas. Apesar disso, a pesquisadora destaca que muitas mulheres ocuparam esta posição com uma atuação intelectual, com protagonismo midiático ou, ainda, com forte atuação política.
Recesso de fim de ano
Com isso, o NEPEM UFMG faz uma pausa para as comemorações de fim de ano. Gostaríamos de agradecer o apoio das pessoas que acompanham nosso trabalho e se mantêm atualizadas sobre a luta pela igualdade de gênero no Brasil.
A Íris volta às atividades em 2025. Boas festas e um feliz ano novo!
Um grande abraço do time NEPEM/UFMG,
Marlise Matos - Coordenadora executiva
Jéssica Melo - Subcoordenadora de pesquisa
Lucianna Furtado - Subcoordenadora de divulgação científica
Ari Araújo
Ester Monteiro
Gabrielle Marques
Isabela Abreu
Isabella Gouvêa
Juliana Pereira
Késsia Teixeira
Leísa Amaral
Louise Cardoso
Luiza Aikawa
Luiza Waters
Mariana De Mattia
Mariana Lage
Sofia Amaral
Viviane Coelho